• #
  • #
  • #

Histórico

Quem Somos


A Comunidade Raízes de Jessé é uma união de católicos, comprometidos com a missão evangelizadora da Igreja. A Igreja é chamada a levar o Evangelho a toda criatura. Desta forma a Comunidade Raízes de Jessé se compromete a levá-lo com seu carisma próprio: despertar o amor de Deus no ser humano. 

Assim, Raízes de Jessé se compromete a levar o conhecimento racional, emocional e espiritual da verdade a todos os homens: somos filhos amados de Deus. O nosso trabalho missionário levará o homem a essa consciência, impelidos pelo Espírito Santo de Deus. Daí o nosso lema: “Devolver ao homem a originalidade de Filho de Deus”. Nós queremos e decidimos por encarnar em nossas próprias vidas a missão salvífica de Jesus: levar a humanidade de volta ao coração do Pai. 

Os missionários Raízes de Jessé são chamados pelo próprio Jesus. Fomos conquistados por Ele e vivemos a salvação trazida por Ele. Uma vez conquistados por Jesus Cristo entregamos nossas vidas como consagrados à Igreja, através desta Comunidade e fazemos dela (nossa vida) uma missão. 

Nossa História

Nossa caminhada de conhecer, seguir e dizer nosso sim à Jesus Cristo iniciou em 24 de junho de 1984. Após a experiência do sacramento do crisma alguns jovens foram convidados pelo então pároco da Paróquia São João Batista da Arquidiocese de Belo Horizonte, Pe. Pedro de Souza Pinto, a formar um grupo de jovens. Este recebeu o nome de Raízes. No ano seguinte, Pe. Pedrinho nos propôs fazer um encontro em Cruzeiro – SP, era o Rebanhão com o Pe. Jonas Abib. Foram três membros e voltando trouxeram na bagagem o Batismo no Espírito Santo. A partir de então iniciamos nossa caminhada de Renovação Carismática, em 1986 já não foram três, mas um ônibus inteiro para vivenciar esta nova realidade. 

A partir da experiência de Renovação nos tornamos Ministério Raízes de Evangelização, marcando o início da nossa missão evangelizadora através da música, intercessão e pregação. 

Enquanto Ministério de Evangelização, nossa missão ultrapassou as fronteiras da paróquia em que nascemos. Iniciamos então, um discernimento de uma caminhada enquanto Comunidade: o chamado de partilha de vida e consagração. Com a orientação do Pe. Lino Elias Guerra, os membros organizaram as primeiras regras da Comunidade Católica de Aliança Raízes de Jessé. Esta organização de regras teve a liderança do membro co-iniciador Leonardo Araújo Silva. Isto ocorreu no ano de 1994. Porém a vivência consciente de comunidade, vivendo a partilha de vida e o compromisso de obediência à Comunidade e a Igreja, iniciou com a liderança da iniciadora Raquel Araújo Silva. 

Deus suscitou em tempo oportuno a autoridade da iniciadora (fundadora) dando-lhe o “sinal na fronte”(Eclo 10,4-5). Esta deixa sua marca própria na “missão Raízes de Jessé”: evangelizar com ardor missionário, sem euforia e estardalhaço, mas com a compreensão mútua, a escuta e a busca intensa dos objetivos sem desistir. 

O nome Jessé foi introduzido porque marca uma consagração, uma opção mais radical por Deus. Mas também por inspiração divina, pois algum tempo depois nos foi revelada a nossa vocação, que está descrita em Isaías 11 e 12. 
Levamos a pregação da Boa Nova de Jesus Cristo através do nosso carisma e vivência comunitária: o amor mútuo, a partilha, a alegria do serviço e a ação de graças. 

Os membros da Comunidade Católica de Vida e Aliança Raízes de Jessé vivem no amor, na alegria e com espírito de gratidão a Deus pela oportunidade de servi-lo. O amor, a alegria e a gratidão fazem parte de nossa busca diária. O amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos. A alegria de viver, de existir. E a gratidão, o agradecimento contínuo das dádivas divinas. Portanto, estão presentes em nossa saudação entre os irmãos de comunidade sempre o amor e a alegria. 

Veste Missionária

Os membros e participantes em formação para serem membros, usam, quando estão no trabalho missionário (música, intercessão, pregação) ou quando são enviados pela Comunidade, mesmo sem estar exercendo o ministério, a roupa característica da missão Raízes de Jessé: uma veste azul clara com capuz. A roupa azul é em veneração a Nossa Senhora, e o capuz à Santo Antônio. 

Símbolo

O símbolo de consagração do membro Raízes de Jessé é a cruz com o livro da vida cravado ao meio dela. A cruz é de madeira e o livro da vida com o ramo é de metal dourado. Este deve ser usado por um membro, em local visível, sempre após sua consagração. A cruz é o sinal máximo do cristão e o broto que sai do livro da vida é o rebento gerado pelas Raízes de Jessé (Is 11,1). o verbo se fez carne e habitou no meio de nós e assumiu a cruz por amor. Portanto, é em nossa vida que Jesus, o Deus encarnado, se faz presença e a partir de então escrevemos uma nova história no livro da nossa vida.

 

..........